Google
 

terça-feira, 23 de outubro de 2007

COMO CUIDAR DA VISÃO


Para o leitor, do ponto de vista prático, os principais órgãos do corpo são os olhos.Algumas das muitas perguntas e respostas do Portal de Oftalmologia que podem interessá-lo.
Pode-se ler com o livro bem perto dos olhos?Ler com o livro bem perto dos olhos não prejudica a visão. Apenas pode ser desconfortável. E se a postura da cabeça não for boa, pode forçar a coluna. No entanto, se trazer o livro bem perto do rosto for uma necessidade, isso pode indicar algum problema de visão.
Televisão, computador e videogame prejudicam a visão?Não. Mas podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Depois de duas horas na frente desses aparelhos, deve-se fazer um descanso de 5 a 1O minutos.
Ler com pouca luz ou demais pode enfraquecer a visão?Não. Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.
É verdade que a cenoura fortalece a visão?O que é importante para a saúde geral e dos olhos é uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, proteínas, cálcio, entre outros. O portal ainda traz dicas de quando um exame de vista é recomendável.
Usa o computador por tempo demais? Saiba como proteger seus olhos
O uso do computador, embora não enfraqueça a visão como popularmente supõe-se, pode provocar problemas secundários que virão a atrapalhar as suas leituras e o seu conforto. Entre eles a Síndrome do Olho Seco.
Proteja-se com estas sugestões:
O monitor deve ficar 10° a 20° abaixo do nível dos olhos.
A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 cm.
O monitor não deve ficar de frente para a janela pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.
Evite excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.
Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade.
Mantenha a tela do monitor sempre limpa.
A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador.
Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.
Olhos revelam sintomas de outras doenças
Os olhos ainda podem revelar sintomas de outros problemas. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, são eles os seguintes:
Pupila contraída: Indica uveite, inflamação da uvéa que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide. Pode levar à cegueira se não for tratada. Resulta de toxoplasmose, doenças reumáticas auto-imunes, herpes, tuberculose, lepra ou certos tipos de leucemia.
Pupila dilatada: Pode estar relacionada a tumores, glaucoma, trauma, doenças do sistema nervoso central.
Visão dupla: Pode apontar presença de tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas e hiperglicemia.
Olhos saltados e inchaço: São sinais, principalmente, de distúrbios da tireóide.
Mudança na cor dos olhos: É causada por medicamentos ou inflamações oculares.
Cegueira momentânea: Indica tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca.
Visão borrada: Pode sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação, hipertensão arterial.
Olho seco: A falta de lágrima pode ser causada por disfunções hormonais, menopausa e até Síndrome de Sjogren, uma doença reumática crônica.

Nenhum comentário: