Google
 

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O FACE FOI UM SUCESSO

Os antigos Festivais, evidenciados em finais dos anos 60 e início dos anos 70, promoveram grandes mobilizações estudantis e sociais, revelando grandiosos talentos artísticos e despertando a consciência política, que, de algum modo, ainda continuam inspirando a juventude até a atualidade. Nos anos 80, reaparecem novos talentos também resultantes de Festivais, com uma diversidade rítmica e temática. Esses Festivais reinventaram os rumos da Música Popular Brasileira, assim como imprimiram uma marca na musicalidade brasileira e baiana.

A música popular brasileira é, reconhecidamente, o mais brilhante patrimônio cultural do povo brasileiro, ao expressar a incrível diversidade de nossas origens e de nossas formas de manifestação de sentimentos, de idéias e ideais. Assim, o Brasil é tratado pelos especialistas como o celeiro musical planetário. Dificilmente se pode encontrar uma nação com tanta riqueza de ritmos e esta é uma das expressões da grandeza da alma brasileira e baiana, em particular.

A realização do FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL (FACE) revela uma nobre atitude da Secretaria Estadual da Educação, ao desenvolver um Festival de música, com caráter educativo, fruto das criações artísticas e culturais provenientes dos contextos escolares, estimulando o surgimento de novos talentos e o desenvolvimento da Musicalidade Brasileira e, assim, promover o refinamento artístico e estético dos jovens e valorizar as raízes populares de nossa cultura. A Secretaria Estadual da Educação (SEC) tem como princípio “assegurar o direito à cultura, à arte, ao conhecimento e à aprendizagem que resultam das relações sócio-espaciais e políticas”, ao “considerar a cultura como a grande matriz do conhecimento”.

Aconteceu na tarde de ontem no pátio do CPM, o 2º Festival anual da canção estudantil, o FACE. Embalados por muita alegria e animação, os alunos do CPM deram um show de participação. A empolgação era total. Todos esperavam ansiosos para conhecer a grande música campeã do festival. O 3º Ano B de forma primorosa ornamentou o ambiente abrilhantando ainda mais o nosso festival. E depois de muita expectativa o resultado ficou assim:

3º lugar empatadas as músicas Voltar atrás e O som do seu coração interpretadas por Glenda Rodrigues e João Victor Fatel, respectivamente.

2º Lugar: Justiça e Paz interpretada por Thainá Lorena, mas a grande campeã do festival foi a música Mundo Vazio interpretada por Wesley Souza que por sinal levou o prêmio também de melhor intérprete. Wesley passa agora para a segunda etapa quando concorrerá com os candidatos campeões de cada escola que pertencem a jurisdição da DIREC 15. Parabéns a Wesley e a todos os participantes do FACE. Queremos registrar também o nosso agradecimento a todos os professores que se fizeram presentes e em especial aos professores Lázaro, Marilene Castro, Marli Castro, Sônia Cipriano, Célia Fonseca, Gildete Costa e Kátia Soraia que ficaram até o final do festival e aos militares pelo apoio que deram durante todo o evento, ao Major Neves pela presença e por ter conseguido o palco de apresentação dos talentos musicais, aos parceiros do evento cantina da Cléo, diretor pedagógico Jailson Rêgo e vice-diretor Rogério Alves que ofereceram os prêmios que foram distribuídos entre os campeões e finalmente a Edson Dias, vice-diretor do noturno que brilhantemente apresentou o 2º Festival Anual da Canção Estudantil do CPM. Não podemos esquecer também daquelas pessoas que contribuíram para um ambiente limpo e asseado durante o evento: as funcionárias da limpeza. Na realidade todos do CPM estão de parabéns por mais um brilhante evento.


VEJA AS FOTOS DA SEGUNDA EDIÇÃO DO FACE NO CPM, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

http://picasaweb.google.com.br/jailsonregocpm/FACECPM2009#

Nenhum comentário: