Google
 

sábado, 18 de julho de 2009

Enem 2009 chega a 4,2 milhões de inscritos neste sábado; prazo termina amanhã


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 atingiu a marca de 4.215.906 de inscritos até as 12h13 deste sábado (18). Até as 10h05 de ontem, o exame já tinha 3.952.466 candidatos. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova, as inscrições foram prorrogadas até este domingo (19) devido ao congestionamento que ocorreu na rede na última sexta-feira (17), dia em que o prazo terminaria
As inscrições do Enem 2009 só podem ser feitas pela internet. É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento; a taxa custa R$ 35. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 22 de julho, informou a Assessoria de Imprensa do Inep.
De acordo com o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Heliton Ribeiro Tavares, deve ser divulgado até agosto um simulado mostrando o formato das questões do novo Enem. Nesse ano, o exame terá 180 questões elaboradas a partir do sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não permitirá "chutes" nas respostas.
Com a TRI, as perguntas do Enem 2009 serão "inteligentes": a partir das respostas dos candidatos, será possível saber o perfil de quem acerta com maior probabilidade as mais fáceis, as intermediárias e as difíceis.

Isenção de taxa

Pessoas que tenham estudado em escolas públicas ou em instituições participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2006, 2007 e 2008 têm isenção de taxa. Também terão isenção de pagamento candidatos de baixa renda, bem como os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.
Para obter o benefício, é necessário fazer requerimento também pela web.

Enem no vestibular

Candidatos do Enem 2009 terão o direito de optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com a nota, poderão simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes. A iniciativa faz parte do sistema de seleção unificado do MEC (Ministério da Educação); as datas de inscrição no sistema ainda devem ser divulgadas pelo ministério.
Além das federais, universidades públicas, como USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), utilizam o Enem para compor as notas de seus vestibulares.
As universidades públicas federais vão substituir o processo seletivo pela prova do MEC ou irão utilizar o exame por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

  • Clique aqui e confira as federais que aderiram ao Enem 2009
  • Como será a prova?

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.
    No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.
    No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.
    Veja outras informações no site do Inep.

    Nenhum comentário: