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sábado, 18 de julho de 2009

Resultados do Avalie serão usados para intervenções nas escolas



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) reuniu gestores de 235 escolas e representantes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) para análise pedagógica dos resultados do Avalie 2008, estabelecendo as necessidades evidenciadas pelos resultados, como prioridades de trabalho pedagógico nas escolas. Os resultados do Avalie serão usados por diretores das escolas da rede estadual de ensino, na construção de um plano de trabalho que intervenha na realidade das comunidades escolares.

O instrumento de avaliação é considerado referência nacional e visa a acompanhar o desempenho dos estudantes nas três séries do Ensino Médio, no intuito de diagnosticar, acompanhar e intervir para a melhoria da educação baiana neste nível de ensino. Ele foi criado no passado, pela SEC, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira avaliação ocorreu em novembro de 2008, e avaliou 42.188 alunos do 1º ano do Ensino Médio de 233 escolas da rede exclusivas de Ensino Médio. Já este ano, devem ser avaliados 50 mil.

De acordo com a coordenadora de Avaliação da SEC, Diana Pipolo, o encontrou possibilitou que os gestores conhecessem o diagnóstico das escolas apontado pelo Avalie e, juntos, pensassem estratégias para solucionar as deficiências detectadas. "Eles puderam conhecer um pouco mais do perfil dos estudantes, dos professores e o quanto isso interfere no diagnóstico do trabalho pedagógico", pontuou a coordenadora de Avaliação. O método possibilita uma amostragem por turmas e também a avaliação do sistema educacional como um todo.

Diferentemente dos demais estados que possui um sistema de avaliação próprio, a Bahia inova ao realizar uma avaliação interdisciplinar, que vem atender a uma exigência da própria diretriz curricular do ensino médio que traz a interdisciplinaridade contextualizada como princípio pedagógico. Os primeiros resultados foram suficientes para que os envolvidos no processo educacional aprovassem a eficácia do sistema. Para o diretor do Colégio de Paramirim, no sudoeste do estado, Kid Duarte, o Avalie é um excelente mecanismo para intervir nos resultados da aprendizagem na escola.

"É um tipo de avaliação que tem retorno direto no objeto de pesquisa que são os alunos e as unidades escolares. Foi muito boa essa oportunidade que a SEC nos deu de discutir e estabelecer estratégias para melhorar os resultados", disse o diretor. É com o mesmo entusiasmo que o diretor do Colégio Estadual Filomena Pereira Rodrigues, em Feira da Mata, David Dias Rocha, vê o projeto. "Nos últimos cinco anos, este é o melhor instrumento de avaliação criado na educação. Ele nos apresenta o retrato da realidade, criando assim a possibilidade de atacarmos os problemas existentes", diz.

Avalie - O sistema de avaliação conta com apoio financeiro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apoio técnico da Universidade de Brasília (Unb). Para este ano, o projeto conta com recursos garantidos para sua aplicação. Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) já autorizou o financiamento de R$1,5 milhão para o Avalie.

Dividido em três momentos, o Avalie deu o primeiro passo no ano passado, quando aplicou avaliação com os alunos do 1º ano. Este ano serão avaliados os mesmos estudantes, já no 2º ano, e, em 2010, na 3ª série do Ensino Médio.A partir da análise destes resultados será possível desenvolver políticas públicas que melhorem o acesso, permanência e o sucesso dos educandos numa escola de qualidade. O papel da avaliação é diagnosticar a situação atual para propor alternativas que possam melhorar a qualidade da educação. A proposta da SEC é que, ao final do primeiro ciclo, o Avalie seja expandido para as demais escolas de ensino médio.

Fonte: ASCOM - SEC

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