Google
 

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESTAMOS TODOS DE PARABENS!

No início era o Alfredão. E o Alfredão deixou apenas de oferecer o primário e passou a oferecer também o Ensino Fundamental II. Com o passar do tempo percebeu-se que ainda não estava bom.

Sabemos que nessa trajetória muitas coisas aconteceram: Dificuldades, alegrias, percalços, vitórias... Porém, mais uma vez, estamos chegando ao final de mais um ano letivo. Foi um ano difícil bem verdade. Mas num ano de crise pra quem não foi? Vimos a Secretaria de educação cancelando cursos, extinguindo cargos de confiança, como se fala “enxugando a máquina”.

De alguma maneira todos foram afetados: Eu, você, o vizinho, o bairro, a cidade, o país. A educação também teve seus cortes. Parecia que tudo iria piorar ainda mais. A licença pecúnia estava ameaçada, a licença-prêmio também, pelo menos até outubro. Hoje se vê um céu mais límpido no horizonte. Já não se fala mais em crise.


Hoje se fala mais em campeonato brasileiro, em sucessão presidencial, em apagão... Será que o apagão também é um efeito da crise? Mas voltemos ao nosso cotidiano. Ao nosso ofício de cada dia. No Colégio da Polícia Militar também houve mudanças. O corpo diretivo não é mais o mesmo.

Agora é composto por mim, que já estava antes, mas apareceram novos integrantes: Rogério, vice-diretor matutino e Gildete, vice-diretora vespertina, a noite Edson, que assim como eu já estava antes. 2009, marca também, a ausência da figura do coordenador pedagógico.

E agora? Será que tudo ficará diferente? E os projetos? Ouviremos novamente as canções do FACE? Ficaremos deslumbrados com as produções do TAL? Seremos capazes de formalizar e produzir curtas metragens? Continuaremos dialogando com a literatura? Ou regrediremos dialogando com os nossos medos e angústias? Estamos sem coordenador.


Será isso o início do caos ou o princípio da serenidade e da independência? Todos durante o decorrer do ano letivo provaram que é possível sim fazer um trabalho de qualidade. Na verdade, produzimos muito mais do que em anos anteriores. Estávamos mais juntos, mais coesos, fomos unidade. E na unidade, como falo sempre, a força é maior.

Quebrar um palito de picolé é fácil. Mas se juntarmos vários palitos de picolé, quebrá-los será muito difícil. Acho que no fim de tudo, nós aqui do CPM fomos uma fábrica completa de palitos de picolé pela união e pela vontade de superar.
Todos estão de parabéns, pelo esforço desprendido, pela noite mal dormida, pela abdicação das horas de lazer, pelo esforço em cada atividade realizada.

Graças a Deus, primeiramente, e pela competência de cada um nos foi possível ouvir que o “Mundo está vazio”, que continuamos e sempre continuaremos dialogando com a literatura, nos deliciando com as produções cinematográficas, nos enchendo de conhecimento na feira do conhecimento, fazendo visitas históricas nos arraiais e sagas de guerras, representando e testificando que o inglês é mais do que nunca um pouco português e por fim que o amor é o “Mel que adoça a alma”, concorrente a melhor produção literária da Bahia no próximo dia 26.

Como podemos perceber, apesar de tudo, fomos vitoriosos e conseguimos fazer o que talvez ninguém esperasse. Fomos capazes de andarmos com os nossos “próprios pés”. Nessa caminhada cansamos, bem verdade, faltou a figura de alguém que costumava apontar direções. Mas na vida, é preciso buscar novos caminhos. Na educação também é preciso se reinventar, se superar, se auto afirmar.

Todos estão de parabéns por provarem que é possível sim fazer uma educação de qualidade quando se tem empenho, boa vontade e o exercício do magistério na veia. A nossa escola foi e continuará sendo referência enquanto formos compromissados com a função que nos foi dada. 2010 desponta já cheio de desafios, de mudanças, de incertezas.

A certeza que temos é de que somos professores e como professores temos em nossas mãos a missão de educar e de lançar lume a todos os alunos que tem em seu íntimo as faíscas do conhecimento. Que tenhamos um 2010 mais tranqüilo, mais revigorante, mais sereno. A tempestade já passou. É a vez da bonança. Que ela venha nos próximos anos e desafios.

Parabéns a todos. Que tenhamos um ótimo 2010 e que possamos está relatando , no próximo ano, novas conquistas e a certeza de que mais uma vez alçamos vôo. Muito obrigado.

JAILSON RÊGO BRAZ
DIRETOR PEDAGÓGICO

Nenhum comentário: