Google
 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estudante da rede estadual está na final da Olimpíada Brasileira de Robótica


Publicado seg, 18/10/2010 - 11:23 por ascom2

Estudante é finalista da Olimpíada Brasileira de Robótica

O estudante Lucas de Jesus Lima, do Colégio Estadual Aydil Lima dos Santos, localizado no município de Piritiba (a 316 km de Salvador), representará a Bahia na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada de 23 a 27 de outubro, em São Bernardo do Campo – SP. Entre os participantes inscritos no Estado, foi Lucas, de 16 anos, quem obteve o melhor desempenho na modalidade Duathlon, cuja primeira fase é constituída de uma prova teórica sobre diversas disciplinas estudadas na escola.

Será durante um curso, ministrado nesta fase final da Olimpíada, que o adolescente, apaixonado por tecnologia, finalmente, viverá a sua primeira experiência prática com a robótica. “Se Deus quiser eu estarei lá e muito feliz. Eu sempre gostei de ler matérias sobre carros futuristas, motos, computadores. Também queria descobrir como é feita a transmissão do sinal do controle remoto para o carrinho. Agora, eu creio que vou descobrir, porque acho que isso tem um pouco a ver com o funcionamento dos robôs”, revela Lucas.

O estudante cursa o 2º ano do ensino médio, mas, segundo ele, o aprendizado das séries anteriores também foi muito importante para o bom resultado na prova da OBR. “Caiu física, química, matemática, história, inglês, todas as matérias. Vários assuntos eu já tinha visto com os professores na sala de aula na 8ª série e no 1º ano”, lembra ele.

Lucas destaca, ainda, a orientação do professor de física Sérgio Gasques como “essencial para essa realização” e completa: “não é ótimo só para o meu futuro mas para a minha autoestima também, parece um sonho.

OBR - A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Modalidade Duathlon - O Duathlon é realizado em duas fases distintas. A primeira é constituída de uma prova teórica e a segunda de uma final prática realizada com os melhores alunos de cada estado. A OBR incentiva a participação na primeira fase do Duathlon de todos os alunos do ensino médio ou técnico. A fase final, no entanto, tem por objetivo levar o universo da robótica a alunos e escolas que nunca tiveram contato com ela. Nesse sentido, para a fase final da modalidade Duathlon não serão convocados alunos que tenham experiência em robótica.
FONTE: SEC BA

Nenhum comentário: