Google
 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PROJETO TAL E FACE CHEGAM À ETAPA FINAL

Publicado seg, 18/10/2010 - 11:13 por ascom2

Os Projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face) que, em 2010, mobilizaram mais de 1 milhão de estudantes da rede pública estadual de educação da Bahia, chegam à etapa final. O sarau estadual do TAL acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 16h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e a canção vencedora do Face será conhecida na tarde do dia 12 de novembro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Na finalíssima do TAL, os estudantes, oriundos de escolas da capital e do interior do estado, apresentarão 33 textos de gêneros literários diversos, que, até chegarem ao sarau estadual, tiveram que vencer outras duas seletivas: o sarau escolar, organizado pelas escolas, e o sarau regional, organizado por cada uma das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado.

Já para a grande festa que marcará a etapa final do Face, o maior movimento estudantil artístico e cultural da Bahia, 15 canções estudantis foram escolhidas depois de passarem por processo seletivo idêntico ao que foram submetidas as obras literárias.
Confira aqui a lista dos finalistas:* Finalistas do Face* Finalistas do TAL

De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, estas duas iniciativas configuram-se como os maiores projetos de políticas culturais para a juventude estudantil baiana. “Eles demarcam um novo tempo na história da educação baiana, no processo educativo e na formação cultural dos estudantes da rede estadual de educação”, avalia a coordenadora.

Nide destaca, ainda, que os projetos fazem da escola um corpo integrado e coerente, que tem como finalidade a promoção do aprendizado. “A escola deve ser um ambiente educativo e, ao mesmo tempo, prazeroso, lúdico e significante para os jovens. Esses projetos contribuem para a redução dos índices de evasão escolar”, finaliza.
Artes estudantis na Bahia – Desde 2008, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca sedimentar as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. Além do TAL e do Face, o Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que também integra a nova política para a juventude baiana tem ganho destaque nesse cenário.
O Face, o TAL e o AVE, envolvem, anualmente, mais de 1 milhão de estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação.
Essas experiências têm revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da Bahia, expressadas por meio dos olhares, da imaginação e das vivências dos estudantes.
Emoção - A obra literária vencedora do Tal, em 2009, foi Dezembro, 1981, texto em prosa escrito pelo Estudante Filipe Góes, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Vitória da Conquista. “Eu estou muito feliz, a gente se sente muito feliz quando é recíproco, quando o trabalho toca”, emocionou-se Felipe, que escreveu inspirado pela cultura popular brasileira.
Um dos três estudantes premiados no AVE, em 2009, o menino Jakson Nunes, 11 anos, aluno da 5ª série do Colégio Estadual Oscar Cordeiro, de Alagoinhas, retratou na tela Mar de solidão a paixão que sentiu na única vez que viu mar. “A minha ideia foi de fazer o mar, de fazer a liberdade, porque o marinheiro tem o seu alimento do mar, é um lutador, é um ser vivo como a gente”, descreveu o estudante. Bastante emocionado, o pequeno falou sobre sonhos: “Eu aqui estou realizando o meu sonho de ser um campeão na vida”.
E, com a canção “Cultura ameaçada”, o vencedor do Face no ano passado foi Sivaldo dos Santos, de 33 anos, estudante do Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel, do município de Seabra. “Nunca pensei que depois de 21 anos sem estudar, voltar à escola ia me ajudar a conquistar o primeiro lugar num festival de música”, disse o campeão.
FONTE: SEC BA

Nenhum comentário: