Google
 

domingo, 17 de outubro de 2010

Estudantes já podem acessar boletim de desempenho no Avalie


Cerca de 40 mil estudantes da rede estadual que fizeram a Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) em 2009 já podem acessar o seu boletim de desempenho pela internet. Basta entrar no portal da educação (www.educacao.ba.gov.br) e acessar a página do Avalie.


Para ter acesso aos dados é necessário que o estudante informe o nome completo e o número dele no censo escolar, que deve ser obtido com a direção da escola. O boletim de desempenho traz as notas dos estudantes nas quatro áreas de conhecimento que eles foram avaliados: linguagens e suas tecnologias, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.


O boletim de desempenho vai ajudá-lo a refletir sobre quais as áreas de conhecimento que ele está mais vulnerável para que ele possa focar mais nos estudos. Como o Avalie trabalha com a mesma matriz de referência do Enem, ele terá condições de se preparar melhor para o exame que acontecerá em novembro”, explica a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Diana Pipolo.


O boletim traz a nota da prova objetiva do estudante por área de conhecimento e uma comparação com a média da escola, com a da Diretoria Regional de Educação a que pertence a escola e com a do estado. Apresenta também o gabarito do estudante sinalizando as respostas marcadas e as que são as corretas. Além disso, mostra a nota que ele obteve na redação com a sinalização sobre as competências que ele já desenvolve e as que precisa melhorar para construir um bom texto.


Estudante do 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na San Martin, Larissa Santos Lima, 18 anos, não vai perder esta oportunidade. “Poder ter acesso ao meu boletim de desempenho vai ajudar muito. Vou ficar sabendo qual a área do conhecimento que não me saí bem para poder melhorar. Isso pode ajudar bastante no meu rendimento na prova do Enem, que farei em novembro”, considera a estudante.

O Avalie é um projeto pioneiro da Secretaria da Educação, que avalia o desempenho dos alunos das escolas exclusivas do Ensino Médio, por meio de uma avaliação seriada, que acompanha os estudantes ao longo de três anos. Atualmente, o Avalie é considerado uma referência nacional, tendo a Bahia como interlocutora do Ministério da Educação (MEC) para todas as provas de avaliação do ensino médio que se realizam no país.


O projeto tem o objetivo de produzir informações que revelem as especificidades dos territórios baianos para o desenvolvimento de políticas que garantam o acesso, a aprendizagem e a permanência do aluno na escola.

FONTE: sec ba

Nenhum comentário: