Google
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

CAOS ESTABELECIDO


Não há meio de se construir um Brasil democrático, se o que se presencia nas escolas públicas é um verdadeiro descaso e descomprometimento, principalmente por parte dos governantes. É realmente absurdo, um país como nosso, com um potencial humano-criativo chegar a esse ponto lastimável.
O caos está institucionalizado. É reflexo de um sistema de ensino público ultrapassado que precisa urgentemente de uma reestruturação, não apenas nos níveis de qualidade de ensino e qualificação dos "professores", mas também, é gritante a necessidade de mudanças legislativas que garantam esta qualidade e qualificação dos educadores.
Enquanto não mudar a estrutura do ensino público, a crise continuará, e conseqüentemente, alunos oriundos de escolas públicas, dificilmente terão chances de ingressarem nas universidades públicas. Quem assistiu ao programa da Rede Globo “Fantástico” deste domingo dia 11/11, deve ter ficado estarrecido com a realidade do nosso ensino publico.
É lamentável ver tanta falta de compromisso, seriedade e omissão dos nossos governantes. Eu acredito que aquele político sério, compromissado e responsável, que assistiu aquelas imagens na TV, deve não ter dormido bem esta noite, com fortes “dores na consciência”.
Que futuro espera nossa juventude, principalmente o pobre? Escolas depredadas, feitas de taipas, em fundo de residências, no meio do mato, ao relento, sob sol e chuva, desequipadas, improvisadas, sem oferecer nenhuma condição para funcionar. Sem nada!. Os professores, ainda que bem intencionados, mas desmotivados, ameaçados e mal remunerados.
É deplorável e absurda a situação da nossa educação. Será que temos esperança ainda? Creio firmemente que sim!. Enquanto, isto, vamos fazer a nossa parte. Não devemos desistir...
Maj Neves, é Diretor Geral do CPM Alfredo Vianna

Fonte: Maj Neves

Nenhum comentário: