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segunda-feira, 23 de junho de 2008

O que levou o CPM aos primeiros lugares no Enem e no Ideb

por Clériston Andrade

O resultado obtido pelo CPM no Ideb 2007 tem algumas facetas que precisam ser analisadas com o devido cuidado.
Não é sempre que uma escola consegue alcançar êxitos em um espaço tão reduzido de tempo. Daí ser preciso se debruçar sobre o que leva esta unidade de ensino a índices educacionais tão promissores.

Em dois anos e alguns meses de existência, esta escola já acumula os dois primeiros lugares da cidade de Juazeiro nos exames externos mais importantes do país. Tanto no Enem quanto no Ideb, nenhuma outra unidade de ensino conseguiu os resultados do CPM em Juazeiro.
É ainda mais significativo o fato de o CPM Alfredo Vianna ter ficado bem a frente de suas co-irmãs policiais militares de Salvador, a capital do estado. O resultado conquistado no Ideb pela unidade juazeirense supera, por exemplo, o de uma instituição com mais de 50 anos de atuação.Não é a toa que tudo isso esteja acontecendo.
Essa escola já nasceu com diretrizes bem definidas, liderada por gestores sérios, competentes e abertos ao diálogo, uma equipe de professores comprometidos, pais participantes e... uma série de dificuldades estruturais. Isso mesmo, o CPM possui carências estruturais que tornam mais difíceis resultados ainda melhores, mas que vem sendo enfrentados com muita abnegação, criatividade e dedicação.
É necessário, todavia, frisar isso: nós não somos uma escola que já deu certo. Estamos, na verdade, trilhando o caminho que a fará ser reconhecida como uma instituição de excelência. Para isso, é fundamental que essas mesmas dificuldades estruturais sejam superadas e que melhores condições sejam oferecidas a educadores e alunos.

Hoje, ainda lhes faltam: laboratório, biblioteca adequada, quadra de esportes, auditório, salas mais bem arejadas, etc.Sou testemunha de como a Direção tem trabalhado para viabilizar tais melhorias. É que, como sabemos, não é algo fácil.

Sou testemunha também de como tem sido fundamental o apoio da DIREC-15 que, com uma gestão sensível e fiel aos seus compromissos, faz o que pode para garantir o melhor para as escolas da sua jurisdição.

Por tudo isso, não tenho dúvidas de que outras conquistas também serão concretizadas. Já temos um projeto coeso, uma gama de pessoas extremamente competentes envolvidas com ele, uma associação parceira e uma crença inabalável na educação pública de qualidade.

Nenhuma dificuldade resiste a um sonho coletivo tão consistente.

Fonte: blog do Coordenador

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