Google
 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Escolas comemoram Semana do Meio Ambiente


Promover a paz, a educação e o conhecimento. Este é o eixo central do projeto Plantando a Paz, que terá seu ponto alto durante a Semana do Meio Ambiente, de 1° a 5 de junho, no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, em Plataforma (Subúrbio de Salvador). Estão programadas uma exposição de materiais recicláveis, palestras e distribuição de mudas e sementes para a comunidade escolar.

Definido pelo diretor Wellington Pires como um “laboratório vivo”, o projeto tem como objetivo estimular a interdisciplinaridade e trazer a paz para a escola. “Conseguimos, com o projeto, o envolvimento da comunidade no combate à violência”, afirma.

Implantado há três anos na escola, em Plataforma, o projeto teve início com a ação de estudantes, que criaram uma horta. “Com a contagem das verduras colhidas, aproveitamos para usar no ensino da disciplina de matemática e vimos que deu certo. Decidimos agregar outras disciplinas, como ciências, biologia e inglês”, conta Wellington.

Experiência - A experiência deu tão certo que foi seguida pelo professor Idalécio Santos, do Colégio Estadual Marquês de Abrantes, no município de Rio Real, no território do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte. “Aqui, na escola, criamos pequenas hortas. No outro turno, promovemos oficinas de reciclagem de materiais orgânicos, como a oficina que transforma o óleo usado em sabão”, conta orgulhoso o professor Idalécio.

O estudante da 7ª série do Ensino Fundamental, Luiz Jonatan Fernandes, 13 anos, é referência no Colégio em Plataforma quando o assunto é meio ambiente. “O projeto tem me ajudado muito, porque quando cuido da horta, esqueço dos problemas, da violência. Traz uma paz interior, por isso o Plantando a Paz tem este nome”, explica. Ele informa, também, que outros projetos da Secretaria da Educação do Estado, como o Verde Vida Escola, já foram implantados na unidade.

As ações relacionadas ao meio ambiente, desenvolvidas nas escolas da rede estadual, fazem parte do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE), da Secretaria da Educação. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria, Solange Rocha, o ProEASE tem como finalidades “servir de subsídio teórico para ampliar a bagagem de conhecimentos dos educadores, despertar a reflexão acerca das questões ambientais e apontar para a formulação de ações permanentes que assegurem a biodiversidade”.

O programa inclui, ainda, a capacitação de estudantes e professores para atuarem nos projetos Juventude em Ação, que tem como objetivo formar Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas (Com-Vida) e aconstrução da Agenda 21 nas escolas. Além disso, desenvolve também o IdentificAção, que estimula a produção de vídeos ambientais, partindo da realidade escolar e o mapeamento de todas as unidades da rede estadual que realizam ações em promoção da educação ambiental.

Nenhum comentário: