Google
 

quarta-feira, 9 de junho de 2010


Os concursos regionais de música que marcam a segunda etapa do 3º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), promovido pela Secretaria da Educação da Bahia, já estão acontecendo em vários municípios do estado. Na tarde de segunda-feira (7), foi a vez das escolas de Salvador que integram a Diretoria Regional de Educação (Direc 1A) escolherem a canção que vai representá-la na etapa final do Face, prevista para outubro.

Durante o espetáculo, que aconteceu no auditório do Teatro dos Correios, uma variedade de estilos e arranjos musicais, timbres de voz, temáticas e interpretações fizeram o palco parecer pequeno. As torcidas foram à loucura quando viram os seus representantes arrancando os aplausos da plateia e, é claro, do júri.

Dividido em três etapas - escolar, regional e estadual -, o Face envolve, desde 2008, mais de 1 milhão de estudantes baianos de escolas da rede estadual. Ao todo, 33 concursos regionais serão realizados, sob a responsabilidade das Diretorias Regionais de Educação, na capital e no interior.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento da Educação Básica da Direc 1 A, Fábio da Hora, 58 escolas realizaram “minifestivais” em suas dependências. Quinze delas disputaram a segunda etapa. “O projeto é um dos mais exitosos porque potencializa a energia que é tão comum na juventude em ações pedagógicas. Ensinar português, matemática, geografia, diversificar para tornar o aprendizado mais interessante, para trazer e resgatar mais alunos”, avalia Fábio.

Finalista - O anúncio do vencedor veio, portanto, seguido de uma explosão de alegria: o rap Grande Guerreira, de Jonathan Aguiar, estudante do Colégio Estadual da Bahia (Central), é uma das canções finalistas do Face. “Estou sem palavras. A emoção de ver o meu rap reconhecido é muito grande. Espero fazer melhor ainda na final”, disse Jonathan, que não conteve as lágrimas ao falar da sua fonte de inspiração: “minha mãe”.

O segundo lugar, ficou com o estudante do Colégio Estadual Sátiro Dias, Natanael Santos, o autor da canção Sem Você. Já o terceiro lugar foi para Ana Paula Silva, aluna da Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, com Eclipse. Ambos apostaram no pop romântico.

A tarefa dos jurados não foi fácil. “Priorizamos o conjunto letra e música. É tudo muito criativo, de alta qualidade. Os estudantes deram uma demonstração de capacidade. A união dos alunos mais novos com os da Educação de Jovens e Adultos e os da Educação Especial é um exemplo de cidadania. Festival é isso”, avaliou o professor da escola de música da Universidade Federal da Bahia e violinista, Carlos Edmundo Chenout, que compôs o júri.

A comissão julgadora foi formada também pelos músicos Geraldo Pitta, André Macedo e Rogério Oliveira (Banda Madame Beatriz) e o Mestre de som do Cortejo Afro, Eden Paulo.

Nenhum comentário: