Google
 

sábado, 26 de junho de 2010

Topa reduz em quase 50% o índice de analfabetismo no município de Cachoeira

No momento em que, pelo terceiro ano consecutivo, a sede do governo baiano é transferida, oficialmente, no dia 25 de junho, para a cidade de Cachoeira – numa homenagem às lutas pela independência da Bahia, iniciadas na região, naquela data do ano de 1822 –, a Secretaria da Educação do Estado celebra a redução em quase 50% do analfabetismo no município. A conquista se dá por meio do programa Todos pela Alfabetização (Topa).

Segundo relatório do Ministério da Educação, nas duas primeiras etapas do Topa, na histórica cidade do Recôncavo Baiano, foram beneficiadas 1.920 pessoas dos 4.610 analfabetos, registrados no censo do IBGE de 2000, na população acima de 15 anos.

“A gente percebe que, nos municípios do Recôncavo, há uma adesão muito grande ao Topa, o que resulta na melhora da qualidade de vida dessas pessoas. O acesso à leitura e à escrita desperta, sobretudo, o sonho do ingresso na faculdade”, analisa Denise Pimenta, supervisora regional do programa na Diretoria Regional de Cruz das Almas.

Lançado em maio de 2007, oTopa já alfabetizou 500 mil pessoas em duas etapas concluídas. Com aulas em andamento, a terceira etapa do programa conta com 482 mil alfabetizandos. Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país e referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

Presente em 415 municípios, o Topa vem devolvendo sonhos, resgatando a autoestima, unindo gerações e promovendo transformações na vida de milhares de pessoas. O sucesso do programa deve ser dividido com as 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical.

“Transformar a Bahia em terra livre do analfabetismo é reescrever a história de uma população cujas oportunidades de acesso ao capital social, cultural e econômico foram limitadas pela política autoritária e excludente que, simplesmente, ignorou o analfabetismo em nosso Estado”, observa o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

História - Cachoeira é uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica – o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado. Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional".

Também é conhecida como "Cidade Heróica" pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil, a partir do Decreto nº 68.045, de 13 de janeiro de 1971, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. A transferência da capital baiana para Cachoeira está sustentada na Lei nº 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner.

FONTE: SEC=BA

Um comentário:

Unknown disse...

Inscrições para o Enem encerram nesta sexta (9 de julho)
As inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira (dia 9 de julho). Esse é um dos caminhos para entrar na universidade. Quem não concluiu o Ensino Médio, e tem mais de 18 anos, também pode participar. Saiba como obter a certificação de conclusão do curso através do Enem. Leia mais no portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br


Inscrições para Educação Profissional encerram nesta sexta (9)
Os estudantes que concluíram o ensino médio e querem entrar no mundo do trabalho, uma boa opção é fazer um curso técnico. Encerram nesta sexta-feira (9 de julho) as inscrições para os interessados em participar do sorteio de 2.299 vagas em 35 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional da capital e interior. Saiba mais e faça sua inscrição no portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br