Google
 

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O PEQUENO PODER...

Há cenas do cotidiano que são verdadeiras aulas de vida, posto que nos fornecem aprendizados com os quais nenhuma universidade jamais nos comtemplaria.E foi assim que hoje, quase sem querer, pude presenciar numa fila algo que me faria refletir muito.
E ela estava lá, humildemente aguardando a sua vez.Há anos, funcionária duma renomada instituição de ensino, tentava adentrar o prédio em frente do qual trabalhava.-Olá, boa tarde!-disse em tom amigável.-Cadê o seu crachá, perguntou-lhe o homem atrás do balcão de informações.-Ah José, eu o esqueci no bolso do jaleco, lá na minha sala e fiquei com preguiça de voltar.

-Mas você sabe que é proibido entrar sem crachá e depois, bastava você atravessar a rua para pegá-lo...-José, eu não acredito, você me conhece há um tempão...olha José sou eu mesma, euzinha...-Olha, eu poderia te mandar voltar sim, você sabe que EU posso, mas como sou muito GENEROSO, desta vez você passa, mas só dessa vez! - concedeu enfim, a bondade daquele homem com prepotência impressionante.
Ela lhe sorriu sem jeito, sem sequer olhar para trás, e seguiu seu caminho muito agradecida àquele ato de "caridade".Confesso que me senti incomodada...E foi assim que percebi que a filosofia está na vida!É o tempo todo assim.Pessoas de "poder", ainda que não detentoras dos "grandes poderes", perderam o bom senso, se bem que muitos deles na verdade nunca sequer o tiveram.

E acho que é exatamente porisso que são colocadas em determinados locais estratégicos!Quem já não viveu situações em que se criam dificuldades para se vender facilidades?E aquele pobre homem, tão necessitado que estava de exercer algum poder, ainda que fosse por alguns segundos, naquela portaria resolveu erguer a bandeira do seu ego generoso para reinar e humilhar publicamente.

Ali, na verdade "vendia" a imagem que gostaria de ter de si mesmo...Sempre tive muito medo dos pequenos poderes, porque crescem demasiadamente em mãos erradas.Portanto, com a vida eu já aprendi a fugir de toda e qualquer "generosidade".Todas elas, costumam ter altos preços, e quase sempre brotam das desconhecidas entranhas do oculto despeito de alguns para com os outros.Há um ditado que diz:
" Deus me livre dos "amigos", porque dos inimigos me livro eu!".Mas, quando o poder está em jogo, por menor que seja, amigos e inimigos são fronteiras não muito bem delimitadas.E eu, que sempre odiei crachás, chego a pensar que são verdadeiros ícones INSUFLADORES do pequeno poder...institucionalizado.Acreditem :é algo para se pensar...porque o assunto é sério.
Fonte: R. das letras
Texto: MAVI

Nenhum comentário: