Google
 

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os dois lados de um resultado no ENEM

O sucesso de uma escola não é construído da noite para o dia. Não é somente questão de sorte ou de simplesmente juntar bons professores, alunos interessados e oferecer-lhes uma estrutura. O lastro que firma uma instituição de ensino e lhe dá credibilidade depende de fatores que muitas vezes passam despercebidos por quem a avalia.

Educação de qualidade é algo feito com planejamento, comprometimento, condições de trabalho, aparato humano, recursos financeiros, criatividade, abnegação, dedicação e uma auto-avaliação que deve manter-se presente sempre, em todo o processo.

Os dados que colocam o CPM Alfredo Vianna como 1º lugar entre as escolas pública de Juazeiro representam que o caminho escolhido é alviçareiro, mas trazem consigo a certeza de que este caminho está apenas no início, pois demos apenas os primeiros passos. É possível ir mais longe, muito mais longe.

A escola pública precisa ser resgatada. Não é nada confortante perceber que apenas uma escola estadual aparece entre as 50 primeiras de Salvador. A principal missão do CPM, portanto, talvez seja justamente esta: indicar que é viável fazer da escola pública um espaço de sucesso. Por isso, a nossa tarefa é tão importante.

O horizonte que se nos apresenta mostra que há muito a progredir. Começamos há menos de três anos e esta foi apenas a primeira vez que tivemos uma turma do 3º ano avaliada. Toda comemoração agora, portanto, não deve nos fazer esquecer a nossa missão. O que se espera de nós está muito além daquilo que já alcançamos: é resgatar a crença no ensino público, gratuito e de qualidade.

Mas os primeiros passos, graças a Deus, já estão sendo dados com muita firmeza.

Clériston Andrade

Nenhum comentário: