Google
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Bispo será internado em UTI de hospital de Petrolina (PE)

Em greve de fome contra transposição do São Francisco, Luiz Cappio desmaiou.Nesta quarta, Supremo Tribunal Federal (STF) liberou obras.

O bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, será internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Petrolina (PE) na noite desta quarta-feira (19).

Ele desmaiou na tarde desta quarta quando redigia uma nota sobre a decisão do STF que libera as obras do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Segundo um boletim médico, o religioso está "semiconsciente e com estado geral comprometido" e será internado para "evitar possíveis danos permanentes". A internação foi determinada pelo médico Klaus Finkam, que acompanha o bispo.


O bispo Luiz Flávio Cappio está em jejum há 23 dias(Foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE)
Saiba mais
» Governo rejeita proposta de suspender obras do rio São Francisco
» Vaticano e CNBB pedem a bispo que encerre greve de fome
» Bispo já perdeu 8 quilos desde o início da greve de fome
» Lula pede a chefe de gabinete que negocie com dom Cappio
Greve de fome
A assessoria da Articulação São Francisco Vivo informou que "a permanência do jejum será decidida por Dom Luiz, logo que ele estabeleça a plena consciência". Segundo a entidade, no hospital, o bispo receberá apenas soro. Cappio deverá ser internado no Hospital Memorial.

O bispo, de 61 anos, está no 23º dia de greve de fome. Ele teria comentado que estava sentindo um "desalento muito grande" devido ao julgamento antes de desmaiar. Cappio foi amparado por duas pessoas e não chegou a cair no chão. O religioso foi socorrido por um médico, recobrou a consciência e foi dormir.

Saúde
O frei vem apresentando fragilidade física, que aumenta a cada dia. Desde que iniciou o jejum, em 27 de novembro, até a última segunda-feira (17), ele já tinha perdido oito quilos. Seu peso agora é de 63,5 kg.

Antes de desmair, em vez de soro, Dom Cappio vinha ingerindo apenas água. Esta é a segunda vez que o bispo faz greve de fome contra a transposição. Em outubro de 2005, ele permaneceu 11 dias sem se alimentar em protesto contra o projeto.

A transposição do rio São Francisco, um antigo projeto que pode beneficiar 12 milhões de pessoas, é tratada como uma das principais prioridades do governo Lula, e suas obras começaram em junho deste ano.
FONTE: G1

Nenhum comentário: