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sábado, 15 de dezembro de 2007

Entre fazer receitas e colocar as mãos na massa


Em entrevista recente, o Ministro da Educação, Fernando Haddad simplificou e diagnosticou o


porquê do fracasso do ensino no nosso país:


“os alunos não aprendem porque os professores não ensinam”, disse ele.Pronto!


Numa única resposta, o senhor Haddad encontrou o responsável pelos péssimos índices educacionais brasileiros, ao mesmo tempo em que eximiu de qualquer culpa a ele mesmo e ao governo que representa.


Como ouvi dia desses, “elaborar receitas é uma coisa, colocar a mão na massa para fazer o pão é outra completamente diferente”. A nossa nação está repleta de pessoas “preparadas” para apontar erros e acertos no mundo educacional e, invariavelmente, elas estão fora das escolas.


O que mais me incomoda nestes vaticínios é o fato de que eles isolam a escola do mundo que a cerca.


Os problemas, segundo pensam, residem apenas nos aspectos intra-muros das instituições de ensino.


Não se mencionam os inúmeros fatores que contribuem para o insucesso patente:a estruturação das famílias, a completa inversão de valores da pós-modernidade, a questões socioeconômicas etc.


Quem quiser “colocar a mão na massa”, vai se dar conta rapidamente do quanto é difícil educar nos nossos dias, quando os jovens agridem de diversas formas os educadores em vez de respeitá-los.


O desafio que é imposto hoje à escola é muito maior do que em outros tempos. Atualmente, cabe a ela assumir responsabilidade antes inquestionavelmente pertencente à família.


Não basta transmitir saberes, é preciso também formar valores, estimular à responsabilidade, à honestidade, à ética, à não violência...Depois que os conceitos pseudo-humanistas destruíram as bases que mantinham a família como célula-mãe da sociedade, eliminando valores, achou-se que a escola daria conta de sanar essa ausência.


Ledo engano. A escola sozinha não pode tanto, e a escola brasileira pode menos ainda.Se já seria uma irresponsabilidade atribuir tantas funções a escola num país desenvolvido, imagine no Brasil! Aqui não há investimentos sérios em Educação, não há a percepção clara do quanto ela precisa para cumprir papéis mínimos, não há autoridades que vão além da retórica.


Os alunos não aprendem hoje por que muitos professores falham? Claro, principalmente quando falharam na sua formação. Mas não só por isso.


Os educandos não aprendem também porque não são acompanhados em casa, não conduzem sua vida com uma disciplina que deveria ser aprendida no lar, não vêem sentido em estudar num mundo cheio de estereótipos de sucesso dissociados dos estudos, não são acompanhadas pelos pais que perderem a sua autoridade, não têm as bases que um Ensino Fundamental mal feito lhes privou por falta de investimentos do Estado, que gasta muito mais com o Ensino Superior...


As crianças não aprendem também, Ministro, por dificuldades que são sistêmicas e sobre as quais o senhor e os seus antecessores têm bastante culpa. Vocês só preparam receitas, nunca fizeram pão.

Fonte: Blog do Coordenador

Clériston Andrade

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