Google
 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Governo abrirá mais de 15 mil vagas em concursos públicos até 2011

Numa iniciativa inédita na história do serviço público na Bahia, o Governo do Estado está lançando um cronograma de concursos públicos que prevê a contratação de 15.064 novos servidores entre 2008 e 2011, período que corresponde ao ciclo do PPA – Plano Plurianual.
A realização dos concursos tem suporte financeiro inicial na economia gerada a partir de ações de racionalização do gasto público que só este ano alcançou a monta de R$31 milhões, sendo R$22,4 milhões somente com o combate a irregularidades na folha de pessoal. Além das futuras vagas, o Estado efetivará a contratação de 3.650 novos servidores para a área de segurança pública cujos concursos estão dentro do prazo de validade ou em curso.
Estas novas contratações envolvem as carreiras de delegado, agente de polícia, escrivão e soldado da Polícia Militar. Serão no total, 18.714 novas contratações.
O cronograma de concursos leva em conta quatro fatores: a determinação do governador Jaques Wagner de que se faça a substituição de contratos do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda); o foco em Saúde, Educação e Segurança, setores considerados prioritários pelo atual governo; a correção de lacunas existentes em áreas estratégicas, com a criação de 13 novas carreiras; e as projeções quanto a aposentadorias no setor público estadual.
O número de vagas pode aumentar, explicou o secretário da Administração, Manoel Vitório, a depender da melhoria na relação entre receita corrente líquida e despesa com pessoal. “Isso pode acontecer tanto com o crescimento da receita quanto a partir da economia gerada pelos processos de auditoria de folha e recadastramento dos servidores, que estão em curso”, afirmou. “O cronograma básico reflete os limites orçamentários do momento, mas pode ser ajustado, caso o impacto seja absorvido dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Fonte: Portal do Servidor Bahia

Nenhum comentário: